O deputado federal Arthur Maia (Democratas) voltou a criticar o discurso do governador Rui Costa (PT), que, em entrevista à Globo News nesta quarta-feira (23), disse que não ficou contra a Reforma da Previdência e que foi a favor da inclusão de estados e municípios na proposta. Relator do projeto de reforma proposta pelo governo de Michel Temer (MDB), Maia afirmou que Rui Costa praticou estelionato político e “traiu a todos aqueles que confiaram no seu discurso mentiroso”.
“Durante a campanha de 2018, ele disse que eu estava acabando com a aposentadoria do trabalhador. Essa reforma é muito mais dura do que aquela que eu estava relatando, e Rui era contra aquela que era mais leve. Ora, como é que ele é agora a favor de uma reforma que é mais dura, como essa que foi aprovada? Rui cometeu um estelionato político, jogou para a plateia e mentiu para atacar as pessoas que estavam trabalhando com seriedade como eu, e depois da eleição traiu a todos aqueles que confiaram no seu discurso mentiroso”, afirmou o parlamentar.
Maia lembrou que, apesar de afirmar não ter sido contra a reforma, Rui não assinou uma carta em que os governadores pediam a inclusão dos servidores estaduais no texto. Somente os governadores da Bahia e do Maranhão (Flávio Dino, do PCdoB) não assinaram. “Estamos diante de uma contradição sem precedentes. O governador precisa decidir se é contra ou a favor. Ele faz esse jogo duplo para enganar o povo, adotando um discurso irresponsável e oportunista”, ressaltou.
O deputado recordou, ainda, que a Bahia tem um déficit previdenciário de R$ 4 bilhões e que o próprio Rui aprovou uma reforma, aumentando de 12% para 14% a alíquota de contribuição previdenciária para os servidores estaduais. “Ele sabe que a reforma é importante para a sobrevivência da nossa Previdência, mas prefere jogar para a plateia. Nós não podemos mais aceitar que ele continua com esse jogo de cena colocando em risco as contas do estado”, frisou.