O deputado estadual Alan Sanches (Democratas) voltou a cobrar do governo do estado ações para impedir que as manchas de óleo que atingem o litoral da Bahia cheguem aos rios. Nesta quinta-feira (17), pelotas do óleo chegaram à praia do Jaburu, em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e há um risco de que possam alcançar os rios Subaé e Paraguaçu, que é o maior rio totalmente baiano, com cerca de 600 km de extensão.
“Desde a semana passada que nós estamos alertando para essa possibilidade, e agora o risco é real. Se esse óleo chegar aos rios, teremos uma tragédia ambiental ainda pior, com morte de espécies, contaminação da água, além de incontáveis prejuízos para as populações que dependem destes rios”, ressalta.
Sanches disse que o governo tem se movimentado, ainda que com com certo atraso, para encontrar soluções para o problema, e citou entre as ações a reunião entre o governador Rui Costa (PT) e prefeitos de cidades atingidas. Contudo, ele pondera que é preciso avançar mais e tomar medidas com mais agilidade.
O parlamentar voltou a ressaltar que o governo deveria fazer um trabalho de contenção para evitar a chegada do óleo aos rios, como a instalação de boias absorventes. “Precisamos avançar. Estamos falando de um risco grande de contaminação, de um desastre ambiental sem precedentes. O foco do governo deveria ser esse”, frisa.