O Maior Partido do Brasil

Notícias

Elmar Nascimento destaca eleição e diz que radicalismo deve ser substituído pelo diálogo

O líder Elmar Nascimento (Democratas-BA) afirmou na noite sexta-feira (01) que a Câmara é a casa do diálogo e que o radicalismo político deve ser substituído pelo diálogo. “É o que Rodrigo Maia tem feito: conversa com todos os líderes partidários para debater a pauta de votação e trabalha como interlocutor entre as partes. Nenhuma pauta avança no Legislativo sem conversa e diálogo”, ressaltou o líder ao defender o debate sobre a reforma da Previdência.

Em discurso, Rodrigo Maia afirmou que o Brasil foi “capturado por interesses de corporações públicas e privadas”, o que comprometeu as despesas e limitou a capacidade de investimento. “De cada R$ 100 do nosso orçamento, R$ 94 são de despesas obrigatórias que não podemos cortar. E se organizarmos a despesa, vamos enfrentar essa extrema pobreza vergonhosa e garantir recursos para saúde, educação e para a segurança pública”, disse.

Depois da posse dos eleitos, os deputados escolheram, na noite de hoje, a Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. Rodrigo Maia foi eleito com 334 de 513 votos. Após a posse, os partidos comunicaram a formação dos blocos parlamentares. O objetivo é aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa.

Com 11 partidos e 301 deputados, o maior bloco parlamentar formado para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu apoiar o nome do deputado Rodrigo Maia (RJ) para presidir a Casa por mais dois anos. “Não é um bloco, que fique bem claro, de ideologias de governo ou de oposição. É um bloco para fazer a Casa funcionar”, disse Elmar Nascimento.

A legislatura que começa hoje teve, segundo cálculos da Secretaria-Geral da Mesa, entre os  513 deputados, o índice de renovação é de 47% na Casa. O líder Elmar Nascimento lembra que parlamentares eleitos no ano passado sem nunca terem concorrido a cargos políticos manifestaram apoio ao presidente Rodrigo Maia. “Eles entenderam que, neste momento, o diálogo deve prevalecer pelo bem do país. Se um conjunto de ideias prevalece numa eleição para o Executivo, o Legislativo é feito de diálogo e de consenso, ambos fortemente presentes na condução de Rodrigo Maia”, completa.