Os parlamentares da Bahia levaram para o presidente o desejo de que o processo de privatização da Eletrobras reserve espaço para que seja estabelecido um modelo sustentável de desenvolvimento e de revitalização do São Francisco.
Os deputados José Carlos Aleluia, Claudio Cajado, Elmar Nascimento e Paulo Azi estiveram, nesta quarta-feira (23/08), com o presidente da República, Michel Temer, para conversar principalmente em torno da questão do São Francisco no cenário de privatização da Eletrobras. Além dos democratas, participaram da reunião os deputados Benito Gama (PTB) e Luciano Braga (PRB).
Os parlamentares da Bahia levaram para o presidente, que estava acompanhado dos ministros Henrique Meireles (Fazenda), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil), o desejo de que o processo de privatização da Eletrobras reserve espaço para que seja estabelecido um modelo sustentável de desenvolvimento e de revitalização do São Francisco. Que se assegure os investimentos hoje existentes nas usinas hidrelétricas que passaram a ser de propriedade da União ainda no governo anterior.
Durante a audiência foi ressaltado que na privatização da Eletrobras, o sistema hidrelétrico do São Francisco não pode ter o mesmo tratamento que se está pensando para as outras áreas do país. O São Francisco é um rio de integração nacional e já não pode ser considerado exclusivamente como um rio de geração de eletricidade.
O presidente respondeu de forma bem clara que já tinha conversado com o ministro Fernando Coelho Filho (Minas e Energia), que também mostrou a mesma preocupação e que está trabalhando para uma solução que possa dar sustentabilidade, incluindo a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A intenção é que sejam resguardados e que possam operar os projetos já existentes, incluindo a Transposição e o Canal do Sertão Baiano.