O Maior Partido do Brasil

Notícias

“Única ação de Rui contra a dengue em 2020 foi a aplicação de fumacê nos circuitos Dodô e Osmar”, diz Sanches

O deputado estadual Alan Sanches (Democratas) disse hoje que a população baiana não pode continuar sendo cobaia de experiências malsucedidas do governo do estado no combate à dengue, zika e chycungunya. Sanches avalia, por exemplo, que são equivocadas as iniciativas para combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

“Fica difícil acreditar nas ações do governo quando a única iniciativa de combate apresentada em 2020 foi a pulverização de inseticida UBV, o conhecido fumacê, nos circuitos Dodô e Osmar durante o Carnaval”, avalia o deputado, destacando que é preciso investir no fortalecimento do combate ao vírus e melhorar a assistência aos infectados em todos os municípios. “Rui precisa parar de fazer propaganda de obras que não fez, como a ponte Salvador-Itaparica e o VLT, e se dedicar às questões mais emergenciais enfrentadas pela população em nosso estado”, pontua Sanches.

O deputado, que é médico de profissão, enfatiza que a Secretaria de Saúde chegou a anunciar um pacote de medidas que sugeria a aplicação de um repelente para ser usado em tintas de pintar residências e em peças de roupa.

“Chegaram a anunciar milhões nesse programa, mas nada parece ter sido realizado, como de costume. Estamos vivendo uma situação gravíssima de falta de combate ao mosquito. Até mesmo os agentes de controle de endemias, que costumavam visitar as residências nos municípios baianos, não aparecem mais. E esses agentes deveriam ter um papel fundamental na eliminação de focos do Aedes aegypti, orientando os moradores”, diz o deputado.

Já no ano passado, o número de casos de Dengue havia crescido 301,4% comparado ao mesmo período de 2018.