O líder do Democratas na Câmara, Elmar Nascimento, demostrou apoio no lançamento do programa AgroNordeste, nesta terça-feira (1º) e que pretende impulsionar o desenvolvimento econômico e social rural de 230 municípios, abrangendo todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. O AgroNordeste contemplará mais de 1,7 milhão de pessoas
“Nos próximos dois anos, o programa ajudará os pequenos e médios produtores da região, fortalecendo a expansão da produção, gerando mais emprego e renda, que é o que queremos para o Brasil”, disse Elmar. Na Bahia, o plano beneficiará os territórios de Iracê e Jacobina, no total de 26 municípios baianos, com foco na produção de feijão, tomate e cebola.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (MS), explica que o programa ampliará a cobertura da assistência técnica, o acesso e diversificação de mercados, promoverá e fortalecerá a organização dos produtores, buscando segurança hídrica e desenvolvimento de produtos com qualidade e valor agregado. “A meta do programa é incrementar a renda dos produtores entre 20% e 50% no médio prazo”, afirmou.
Liderado pelo Mapa, o AgroNordeste será desenvolvido em parceria com órgãos vinculados à pasta e instituições como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.
Os 12 territórios da etapa 2019/2020 são: Médio Mearim (MA), Alto Médio Canindé (PI), Sertões do Crateús e Inhamuns (CE), Vale do Jaguaribe (CE), Vale do Açu (RN), Cariri Paraíba (PB) e Moxotó (PE), Araripina (PE), Batalha (AL), Sergipana do São Francisco (SE), Irecê e Jacobina (BA), Januária (MG) e Salinas (MG).