O prefeito ACM Neto participa, nesta quarta-feira (19), às 8h30, da cerimônia de entrega do receptivo da Igreja da Conceição da Praia, um dos principais templos religiosos da capital baiana, localizado no Comércio.
O evento também contará com as presenças do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, dentre outras autoridades. O espaço é composto por dois imóveis, que foram completamente restaurados e modernizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com investimento de mais de R$14 milhões, através do PAC Cidades Históricas.
Além de espaço de cerimonial para eventos, os locais também abrigarão o centro comunitário para a Irmandade Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, que será a responsável pela gestão e administração do novo equipamento.
Recuperação do patrimônio – Através do PAC Cidades Históricas, estão sendo realizadas diversas ações de recuperação do patrimônio histórico em Salvador, algumas delas em parceria ou com apoio técnico da Prefeitura. Dentre elas está a entrega da Casa do Carnaval, ocorrida no ano passado, no Pelourinho, e das obras para instalação da futura sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da área técnica do Espaço Cultural da Barroquinha, em frente à Praça Castro Alves.
Com projeto do Iphan e recursos municipais, estão em obras dois importantes pontos históricos da cidade: o Elevador do Taboão, paralisado há mais de cinco décadas e que fazia a ligação das cidades Alta e Baixa, no Comércio, e a recuperação dos Arcos da Ladeira da Montanha, no Centro, com investimento total de cerca de R$7,5 milhões. Em breve, deverá ser iniciada a obra de recuperação da muralha do frontispício, entre a Praça Castro Alves e a Ladeira da Misericórdia.