O Maior Partido do Brasil

Notícias

Mônica Bahia se destaca no debate entre candidatos a vice-governador

A médica Mônica Bahia, candidata a vice-governadora na chapa de Zé Ronaldo (Democratas), da coligação Coragem para Mudar a Bahia, participou nesta manhã do debate ao vivo entre candidatos a vice-governador, promovido pela Rádio Sociedade, em Salvador. Questionada sobre a situação do setor de Saúde, Mônica acusou o governo do PT de investir apenas o mínimo obrigatório (12%) no setor, transformando a Bahia num dos estados que menos investem em Saúde Pública.

“Mais de mil pessoas estão na fila da Regulação todos os dias, a mortalidade infantil aumentou após 26 anos e o saneamento básico está bem abaixo do nível nacional – apenas 36% dos lares têm rede de esgoto”, disse Mônica, assegurando que o governo de Zé Ronaldo irá  cumprir a promessa – que o atual governo fez e não cumpriu – de construir quatro hospitais regionais (Litoral Norte, Extremo Sul, Oeste e região Sisaleira), além de fortalecer os programas Saúde da Família dos municípios. Ainda segundo Mônica, a falta de segurança pública é o maior problema que a Bahia enfrenta. “Os 12 anos do PT levaram a Bahia a ser o estado mais violento do país, temos um dos maiores índices de estupro e agressões a mulheres do Brasil”, ressaltou.

A candidata disse também que no programa apresentado por sua coligação há propostas de ampliar o contingente das polícias, melhorar o treinamento das Polícias Rodoviárias para combate ao tráfico de armas e drogas, bem como integrar as ações com a Guarda Municipal.

Perguntada sobre o que pode ser feito para controlar a violência contra a mulher (o Brasil está em 4° lugar nesse ranking de violência), a candidata diz que tem como projeto pessoal a ampliação das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM), e a criação de um regime de plantão, com profissionais competentes e do sexo feminino para atender as vítimas da violência doméstica. “A Lei Maria da Penha é maravilhosa, só precisa ser melhor executada”, avalia. Outro projeto em prol das mulheres é fortalecê-las e requalificá-las para que possam sair da dependência emocional e financeira dos maridos.

A médica, em suas considerações finais, garantiu que o governo de Zé Ronaldo pode sim mudar a cara da Bahia. “Podemos fazer um governo muito bom, com muita transparência. A política é lugar de pessoas de bem, e os baianos serão muito bem representados.” Todos os candidatos à vice-governadoria foram convidados para o debate, mas, seguindo o comportamento do atual governador Rui Costa, que não tem comparecido a nenhum deles, o seu vice João Leão não compareceu.