O líder Rodrigo Garcia (SP) afirmou que o Democratas está comprometido a combater as fake news, tanto é que o partido é um dos que assinaram um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e comprometeram-se a trabalhar por um ambiente eleitoral imune de disseminação de notícias falsas.
Ele acredita que a sociedade está atenta à veracidade das notícias, mas que um compromisso dos partidos neste sentido é importante. “Se os partidos têm esse compromisso de combater as fake news, isso vai ajudar a sociedade brasileira, as eleições e a democracia”, declarou.
Rodrigo Garcia afirmou a importância da internet e das mídias sociais como canais para aquisição de conhecimento e de mobilização. Neste sentido, ele acredita que o melhor remédio contra as notícias falsas é a conscientização das pessoas, para que elas analisem as informações recebidas antes de formar opiniões e repassar o conteúdo. Ele também afirmou a conveniência dos partidos monitorarem permanentemente as próprias mídias sociais e responderem aos questionamentos dos cidadãos com paciência e transparência.
“Já nas eleições de 2014, boa parte dos questionamentos na internet eram baseados em fake news. Naquela ocasião, mostrávamos a verdade para as pessoas, e nas próximas eleições seguiremos na mesma linha”, disse o líder.
Questionado sobre medidas repressivas para os produtores e disseminadores de notícias falsas, o deputado paulista ponderou que a velocidade da internet é superior à velocidade do processo legislativo e da burocracia estatal, o que dificulta ações desse tipo, apesar de não as invalidarem.